Limpe seu lote e combata a dengue, a zika e a chikungunya

08/04/2021 às 16h24

O mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir graves enfermidades, entre elas: a dengue, a zika e a febre do chikungunya contamos com a população no combate ao mosquito.

A população já sabe o que precisa ser feito: fechar muito bem tonéis, caixas e barris de água; guardar pneus em locais cobertos; limpar as calhas das casas; não deixar água acumulada sobre qualquer superfície.

As pessoas que gostam de plantas em casa devem evitar usar pratinhos embaixo dos vasos; e caso seja necessário manter o pratinho, que ele seja cheio de areia até a borda. O quintal deve ser vistoriado frequentemente para que não haja sacos plásticos e qualquer outro lixo como tampinhas ou outros recipientes que acumulem água. Quem tem piscina em casa precisa se comprometer em mantê-la sempre com água limpa e tratada com cloro.

Com relação ao lixo, também é importante tomar os cuidados corretos: as lixeiras devem ser bem tampadas; os sacos de lixo devem ficar bem fechados e fora do alcance de animais. Garrafas de vidro e latinhas devem ser esvaziadas e armazenadas de boca para baixo. Dentro de casa, deve-se tampar os ralos de pia e banheiro.