Todos contra a Dengue

24/05/2021 às 12h02

Dengue, Zika Vírus e Chikungunya são três doenças parecidas. Todas são transmitidas pelos mesmos vetores: os mosquitos Aedes Aegypti e o Aedes Albopictus (considerado "primo" do primeiro). Elas possuem sintomas parecidos, mas algumas características podem ajudar a diferenciá-las. Entre essas, a Dengue costuma ser a mais grave. Causa febre, dor no corpo, dor de cabeça, manchas na pele e indisposição, podendo ainda ter algumas manifestações respiratórias e gastrointestinais. Quando o quadro se agrava, a Dengue pode provocar hemorragias e levar a óbito.

Todos juntos contra o mosquito Aedes aegypti. É importante ressaltar que o combate à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya é apenas uma responsabilidade conjunta. O mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar com condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a prevenção contra a dengue.

Conheça os sinais e sintomas da dengue, que podem aparecer entre 3 e 14 dias depois da picada:

Febre alta acima de 38,5ºC

Dores musculares

Dor no fundo dos olhos

Erupções na pele

Náuseas e vômitos

Fortes dores de cabeça

Dores fortes no abdômen

Hemorragia nasal

Se estiver com algum destes sintomas, procure um médico imediatamente.

Confira algumas medidas de combate à dengue para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes aegypti:

Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água;

A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.