Secretaria de Saúde realiza exames de Papanicolau

25/03/2021 às 11h18

A Secretaria municipal de Saúde de Boninal informa que o município está realizando o exame citopatológico, mais conhecido como exame Papanicolau.

O exame citopatológico do colo do útero faz uma inspeção nas células do colo do útero na intenção de prevenir ou descobrir previamente um possível câncer na região do útero, através deste exame também é possível identificar Doenças Sexualmente Transmissíveis.

O uso de vacina contra o HPV não descarta a necessidade de realizar o exame Papanicolau. Afinal, ele é usado também para descobrir outras doenças ginecológicas. Mulheres com mais de 65 anos que não apresentaram exames de Papanicolau com alterações nos últimos cinco têm chances muito baixas de desenvolvimento do câncer de colo de útero.

- Não estar menstruada para realizar o exame, devendo haver um intervalo de cinco dias antes ou após a menstruação.

- Não esquecer o RG, CPF e CARTÃO SUS, sem esses documentos, não será realizado o exame;

- Não realizar exame quando estiver usando cremes vaginais, devendo aguardar 5 (cinco) dias após o uso do creme para fazer exame;

- Evitar relações sexuais 3 dias antes do exame;

- Evitar duchas íntimas 3 dias antes do exame.