4595

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Boninal

Dia da Consciência Negra

21/11/2022 às 08h31

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Nosso país continua a deixar a população negra liderando estatísticas trágicas, como a de mortes evitáveis, de desemprego e de analfabetismo, entre outras.


As taxas de homicídios de negros e negras, por exemplo, crescem a cada ano. Enquanto movimentos racistas e conservadores ganham força a cada ano, colocando em xeque a atual democracia brasileira. Diante de um

cenário tão caótico e pouco promissor, o que fazer?


“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”. A conhecida frase da filósofa Ângela Davis é incisiva e provoca reflexão sobre o combate ao racismo estrutural no Brasil, um debate que ganha força com o Dia da Consciência Negra.


Ou seja, a autora destaca a importância de ver o racismo como problema de todos. Por isso, para além de uma data festiva, o Dia da Consciência Negra busca lembrar a resistência do povo negro para avançar na luta por uma sociedade livre de opressões, onde as pessoas negras ocupem espaços de poder e a educação seja transformadora, para que as pautas antirracistas sejam levadas à sociedade e retornem em forma de mudança.